De acordo com as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), praticamente metade das residências do possuem pelo menos um animalzinho, sendo ele cachorro ou gato. Logo, ter um ambiente que receba e acolha de forma confortável os pets é muito importante, visto que eles cada vez mais fazem parte das famílias brasileiras.
Por conta disso, apesar da pandemia, o mercado pet teve um crescimento de 13,5% em relação a 2019, com faturamento acima dos R$ 40 bilhões.
Mas, entre os bichinhos de quatro patas, quais você acredita que estão mais presentes das residências dos brasileiros? Saiba que são 80% dos lares com cachorro, fato esse que explica a popularização dos espaços pets nos condomínios residenciais.
O que é um espaço pet?
Espaços pets são áreas destinadas aos animais, para que eles brinquem, façam atividades dentro e gastem sua energia dentro dos condomínios.
Em resumo, são uma espécie de playgrounds feitos para cães, com intuito de melhorar a qualidade de vida tanto dos donos como dos animais.
São inúmeros os motivos que tornam esse espaço especial e fundamental para os donos e os animaizinhos, mas os 4 principais são:
1. O bem estar dos animais
Os animais tendem a ter muita energia acumulada e precisam extravasar, correr e brincar. Nas casas é mais fácil isso acontecer, já nos condomínios…
Sendo assim, o espaço pet se torna um ambiente saudável e tranquilo em que um animal pode socializar com outros animais do condomínio, passear, brincar e conseguir gastar a sua energia sem sair de “casa”.
2. Auxilia na higiene
Um benefício extraordinário do espaço pet é a higienização.
Manter o apartamento sempre limpo quando se tem um filho de 4 patas é um desafio e é necessário atenção redobrada.
Tendo este espaço a disposição é possível ensinar o animar a fazer as necessidades lá.
3. Ajuda no treinamento animal
Pode ser usado também como um espaço para adestramento dos animais. É possível colocar rampas, arcos, túneis, utilizar brinquedos, soltar o animal da coleira, levar petiscos, sem a preocupação do animal fugir.
4. Melhora e incentiva o convívio entre os moradores
O espaço pet oferece mais esse benefício. Colabora para que os vizinhos se conheçam e estreitem laços estabelecendo assim um melhor convívio entre eles. Se torna um ambiente para conversa e amizade entre os condôminos.
Em muitos condomínios os animais de estimação são motivos de desentendimentos entre os moradores. Seja pelo barulho dos latidos, a higienização, enfim, os motivos são vários. O espaço pet traz benefícios sociais e de saúde tanto para os condôminos quanto para os animais que também residem no condomínio.
Opmerkingen