A busca por um síndico profissional aumentou muito após a pandemia da COVID-19, quando o convívio se elevou e os conflitos nos condomínios se mostraram cada vez mais frequentes. A necessidade de mediação de conflitos tem ampliado a busca por esse profissional nesses espaços, além da importância de alguém capacitado que entenda um pouco de cada área referente a administração de predial (elétrica, hidráulica, civil, jurídica, gestão de pessoas, estrutural, entre outros).
Para se ter uma ideia, dados divulgados pela Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), mostram que o número de reclamações entre vizinhos triplicou e continua em alta até hoje. E a principal causa dos conflitos continua sendo os barulhos, como aqueles provenientes de obras, crianças brincando ou chorando, brigas, latido de cachorro, lives, entre outros.
Consequentemente, os síndicos moradores, que nem sempre possuem capacitação ou habilidade para mediação, acabam não dando conta e se indispondo com seus próprios vizinhos, causando ainda mais conflitos no condomínio. Nesse momento identificamos ainda mais as vantagens de um síndico profissional.
Formação Profissional
Tendo realizado formação específica para a função de síndico, já oferecia pela Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), este profissional trabalha dedicado a exercer uma gestão eficiente, está preparado para planejar, reduzir custos, melhor aproveitar o orçamento, aumentar o controle do fluxo de caixa e manter em dia as demandas prediais.
Dedicando todo o seu tempo de trabalho, atenção e energia ao cumprimento das atividades, afinal, seu trabalho é o de gerir condomínio com excelência, este profissional estudou e se especializou nesta área. Sendo assim, ele possui habilidades qualificadas para o cargo, permitindo-lhe buscar soluções mais eficazes, orçamentos viáveis, renegociar contratos, além de possuir uma rede de relações com profissionais de diversas áreas.
Imparcialidade e impessoalidade
Temos um ponto que divide os votos em eleições. A impessoalidade pode ser considerada tanto como positiva quanto negativa, visto que há quem prefira um síndico que cumpra a convenção e o regulamento interno e siga as regras e há quem prefira aquele que viva o cotidiano do espaço, se relaciona afetivamente com os condôminos e haja com maior flexibilidade deixando passar certas infrações.
No geral, para os especialistas, a impessoalidade e imparcialidade é fundamental em casos de conflitos. Não ter ligação emocional com nenhuma das partes, conhecer bem a convenção e o regulamento interno colocando-os em prática, torna mais fácil encontrar soluções racionais e justas para problemas em condomínios, sem que sobressaia qualquer tipo de vínculo afetivo.
Redução de custos
Reduzir custos demanda tempo, conhecimento, muita dedicação e estudo. Por essa razão é importante um profissional capacitado à frente da sindicância do seu condomínio.
Um síndico profissional oferece suporte 24h e avaliação periódica para alavancar as ações positivas e corrigir rotas quando necessário. Ele tem experiência com redução de custos sem comprometer as características do condomínio.
Geralmente, um bom síndico profissional também conta com assessoria contábil e jurídica. Sendo assim, ele tem todo suporte para realizar negociações de contratos, otimização de material de limpeza, redução de inadimplência, aperfeiçoamento na distribuição de atividades e do quadro de funcionários.
Lisura
É dever do síndico profissional prestar contas periodicamente de todos os atos que são praticados e também apresentar todo o seu planejamento organizacional em assembléia e ao conselho consultivo e fiscal.
Por ser um prestador de serviço, é também indicado que o síndico profissional tenha seguro RCP (Responsabilidade Civil Profissional), cobrindo qualquer erro que o profissional possa vir a cometer na função de síndico e que onere o condomínio.
Preservação e Valorização do Patrimônio
Contratando um síndico profissional, os condôminos têm garantias que a função deste profissional é garantir que o patrimônio seja conservado e que as regras estabelecidas na convenção e no regimento interno sejam cumpridas.
Perfil do síndico profissional
Uma pessoa capacitada profissionalmente como síndica profissional deve ter conhecimento jurídico nas áreas:
de legislação tributária e trabalhista;
administrativo;
contábil;
financeiro;
elétrica, hidráulica, civil.
Ela também precisa ter expertise em negociar, contratar, conhecer cálculos trabalhistas, folhas de pagamento, cálculo de horas extras, questões de fundo de garantia, INSS, ou ter assessoria para assuntos específicos.
Conclusão, o Síndico Profissional é um verdadeiro generalista profissional, gestor/fiscal/manutenção/advogado. Ele precisa entender um pouco de tudo para ter a capacidade de manter o condomínio em ordem e em conformidade com o Código Civil, Convenção, Regulamento Interno e as deliberações feitas em assembleias. São profissionais altamente treinados e atualizados acerca das normas técnicas, legislação (inclusive trabalhista).
Comments