![](https://static.wixstatic.com/media/d67654_5cd83142d29441938ef0fc8e8671aa44~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/d67654_5cd83142d29441938ef0fc8e8671aa44~mv2.png)
Síndico pode implantar aulas de atividades físicas e recreação em condomínios com profissionais especializados mesmo que não haja sala de ginástica.
Os condomínios mais antigos não costumam ter em sua construção academia, espaços fitness, espaço kids, ou áreas que proporcionem qualidade de vida aos moradores. No entanto, isso já não é mais desculpa. Você sabia que até mesmo neste tipo de condomínios podemos contar com atividades diferenciadas e que ajudam no condicionamento dos moradores, aumentam a convivência e melhoram o relacionamento entre eles?
Um exemplo de atividades que podem ser implantadas são: aulas de dança, artes marciais, lutas, yoga, esportes, corridas, caminhadas, relaxamento, alongamento, funcional, escolinha de esportes para crianças e até atividades específicas para idosos e deficientes físicos.
E você deve estar se perguntando…
E como isso vai funcionar?
As atividades podem ser realizadas no salão de festas, quadras, piscinas e outros espaços, caso o condomínio possua, sempre respeitando o regulamento interno e com a devida autorização do síndico e/ou do conselho. No caso de não conter esses espaços, também é possível a utilização de áreas abertas como parques nas redondezas.
A escolha do espaço depende da modalidade esportiva escolhida e do tamanho do grupo que treinará no mesmo horário, por essa razão é importante realizar pesquisa entre os moradores e consultar o profissional contratado sobre o melhor espaço a ser utilizado.
E os valores?
Os valores podem ser cobrados individualmente, por hora e para cada condômino que se interessar. Outra maneira são as atividades aprovadas em assembleia, incluídas na previsão orçamentária anual, divididas para todos os condôminos e já incorporadas na cota condominial, com dias e horários definidos sendo abertas a participação de todos.
Quando o custo é compartilhado entre os apartamentos diretamente no pagamento mensal do condomínio, o valor pode ser de 60% a 70% menor do que a mensalidade de uma academia de grande porte.
As aulas e horários precisam ser definidos baseados no perfil dos moradores e uma pesquisa rápida ajuda na hora de estabelecer as atividades de maior interesse e os horários mais convenientes para uma maior adesão. Sendo assim, o síndico consegue contratar um profissional com o perfil adequado, capacitado e disponível nos dias e horários necessários.
É importante lembrar a necessidade de atender a 5 públicos: crianças de 4 a 7 anos, crianças de 8 a 12 anos, adolescentes de 13 a 17 anos, adultos em geral e idosos.
E quais as vantagens?
Realizar atividades no condomínio é uma vantagem por muitas questões como segurança, praticidade, economia, entrosamento com família e vizinhos.
Além disso, atividades físicas em grupos geram maior convivência social, fortalecem vínculos de amizade e estreita relações. Que lugar melhor para fazer isso do que o lugar em que você mora?
Além de uma melhor relação custo-benefício , muitos condomínios observam também uma significativa redução do vandalismo e valorização do condomínio!
E quais as desvantagens?
É… Infelizmente nem tudo é perfeito…
Quando comparamos aos serviços oferecidos por uma academia profissional, os horários das atividades são mais restritos e os números de atividades também.
Preciso fazer exame médico como na academia?
Qualquer prática de atividade física necessita de exame médico prévio e a mesma coisa vale para as realizadas nos condomínios. A única diferença é que o exame não precisa ser realizado no condomínio, ele pode ser realizado em uma clínica particular ou com os profissionais a sua escolha. Por segurança, é importante que o condomínio exige não só o atestado médico, como também, o teste ergométrico para maiores de 35 anos; - Por determinação do Conselho Regional do Conselho Regional de Medicina, os atestados devem ser renovados anualmente.
Comments